Página 1 de 1

Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 00:02
por Fórum Chaves
Sexta-feira, 24 de agosto de 1984. Mais de dez anos após surgirem no México e se tornarem um gigantesco sucesso nos países de língua espanhola da América Latina, as séries Chaves e Chapolin começavam sua história de grande êxito também em solo brasileiro. Duas séries que poucas pessoas da então incipiente TVS (hoje SBT) acreditavam que conquistaria o público. E hoje, 31 anos depois, mesmo que alguns queiram sua aposentadoria, são um fenômeno que segue apaixonando milhares de pessoas todos os anos no país.

No México, Chaves e Chapolin tinham acabado como séries, sendo gravados como quadros do Programa Chespirito, já sem Carlos Villagrán (Quico) e Ramón Valdés (Seu Madruga). A história das séries no Brasil começou com a exibição dos episódios "Caçando Lagartixas" (1976), do Chaves, e "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos", do Chapolin. Daquele agosto de 1984 até 1988, o SBT exibia apenas 84 episódios do menino do barril e 26 do Polegar. Muito pouco se comparado a tudo que foi produzido. Até 1992, o canal fez aquisições de vários novos episódios.

Hoje, ambas as séries permanecem com enorme sucesso. Novos produtos são lançados a cada ano envolvendo os dois personagens. Em São Paulo, a réplica da vila do Chaves no Memorial da América Latina levou centenas de milhares de pessoas a viverem um pouco de sua infância bem de perto. Durante um mês, o Senhor Barriga visitou várias cidades do país, divertindo milhares de fãs. O Chapolin, que virou série animada, continua em produção. As séries recentemente viraram produtos de mais uma grande marca, a Riachuelo. Na Olimpíada, os Chapolins brasileiros chamaram a atenção de todos.

Mas, ao mesmo tempo, Chaves e Chapolin estão sumindo da TV. No Boomerang e TBS, onde estavam no ar, saíram faz algum tempo. Na Netflix, as séries deixarão o portfólio em setembro, por opção da Televisa, que privilegiará o seu serviço de video on demand, o Blim. E no SBT, o Chapolin segue fora do ar. Já o Chaves tem cada vez menos transmissões "oficiais" (ou seja, originadas do sinal de São Paulo). No sábado à noite e no domingo de manhã, perderá espaço.

Enquanto isso, vários episódios seguem guardados nas prateleiras do SBT, sem destino certo. E ver essas preciosidades algum dia parece um desafio cada vez mais difícil de ser resolvido.

O que virá pela frente? Como dissemos aqui mesmo, ano passado, é algo difícil de responder. Chaves e Chapolin têm seus 40 anos, é verdade. Mas continuam com prestígio, conquistando fãs de todas as idades e rendendo em licenciamentos. O legado de Chespirito segue firme e forte - e precisa ser perpetuado todos os dias.

Chaves e Chapolin, 32 anos de Brasil. Que venham muitos anos mais de sorrisos e diversão. E com a descoberta das preciosidades que tanto esperamos.

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 01:15
por E.R
Imagem
Chapolin, nós te amamos ! :reverencia:

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 12:27
por Homessa
32 anos e o Sbt ainda nos deve episódios.

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 13:30
por Edward
Como sempre digo, é uma conspiração u...u
mas né 32 anos weeee

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 16:52
por Bonaparte16
32 anos e o Sbt só exibiu 32 episódios.

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 17:16
por Hyuri Augusto
Embora tenha feito diversas cagadas, escondido episódios, tirado Chapolin, desvalorizado a série nos tempos atuais, foi a emissora que apostou no seriado e que fez com que todos nós o conhecemos. De um maneira ou de outra, graças ao SBT, foi onde tudo começou. Por isso, meus parabéns e que a série dure por muito mais anos na TV Brasileira! (E que venham inéditos nesse meio tempo).

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 18:02
por Bonaparte16
Hyuri Augusto escreveu: graças ao SBT, foi onde tudo começou. Por isso, meus parabéns e que a série dure por muito mais anos na TV Brasileira! (E que venham inéditos nesse meio tempo).
Graças ao Salathiel lage :lol:

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 18:34
por IgorBorgesCH
Hyuri Augusto escreveu: foi a emissora que apostou no seriado e que fez com que todos nós o conhecemos.
Eu não sabia que o Salatiel chama ''emissora''!

Re: Chaves e Chapolin: 32 anos de Brasil

Enviado: 24 Ago 2016, 18:45
por Hyuri Augusto
De qualquer maneira, a emissora onde ele trabalhava era o SBT. Portanto, embora tenha ajudado e merece obviamente todos os créditos, o SBT também ajudou em certa parte. Pois poderia muito bem ter ignorado o que ele pensava.