RETROSPECTIVA CH - 2018

Um ano histórico para Chaves e Chapolin

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Fórum Chaves
Vizinhança
Vizinhança
Mensagens: 2116
Registrado em: 20 Jul 2011, 14:55
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 348 vezes

RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Fórum Chaves » 30 Dez 2018, 11:10

Imagem
2018 foi um ano histórico para os fãs brasileiros: quando todos pensavam que haveria poucas novidades envolvendo Chaves e Chapolin, o Multishow surpreendeu o público anunciando a aquisição das séries, que estão indo ao ar com episódios inéditos dublados. Um movimento que mexeu com todas as estruturas da chavesmania no país, abrindo espaço para novas e maiores novidades. Confira os principais destaques deste ano na Retrospectiva 2018 do Fórum Chaves.
Imagem
Em janeiro, os brasileiros foram surpreendidos com uma notícia completamente inesperada: o Multishow, canal pago do Grupo Globo, anunciou que havia adquirido Chaves e Chapolin. Seriam exibidos todos os episódios disponíveis para venda pela Televisa, incluindo os capítulos dublados pela MAGA, além de mais de 100 histórias nunca vistas no país.

As séries começaram a ser exibidas em 21 de maio, data que contou com um evento especial no Rio de Janeiro, com a participação do ator Edgar Vivar (Sr. Barriga). Ao longo do ano e até março de 2019, o público pôde ver inúmeras histórias com uma nova dublagem, que reuniu todo o elenco ainda vivo da época da MAGA: Nelson Machado (Quico), Carlos Seidl (Seu Madruga), Marta Volpiani (Dona Florinda), Sandra Mara e Cecília Lemes (Chiquinha), além de novos nomes: Daniel Müller (Chaves), Mauro Ramos (Prof. Girafales), Gustavo Berriel (Sr. Barriga), Isaura Gomes (Dona Clotilde) e Alexandre Marconatto (Godinez).

Entre os inéditos, histórias marcantes como "Marreta biônica calibre 45" e "Branca de Neve e os sete Tchuim Tchuim Tchum Claim - parte 3". Além disso, os fãs puderam ver um inédito com dublagem MAGA: "Por uma fatia de melancia/A explosão", bem como uma série de esquetes, como "Cristóvão Colombo", "Encontro às escuras" e "Foi pênalti ou não?".

O projeto contou ainda com um elemento adicional: desde o início, os fãs foram parte do processo, que se iniciou com uma reunião no Rio de Janeiro, onde um grupo foi apresentado à proposta, bem como fez uma série de apontamentos para o trabalho.

Mas nem tudo foram flores: houve uma série de reclamações por problemas nas exibições e no trabalho final: abafamento do áudio, mixagem ruim do som, excesso e/ou repetição de BGMs e risadas muito altas, que dificultaram a experiência nas primeiras fases. Houve, também, a inversão de esquetes - quadros do Dr. Chapatin e outros personagens vão ao ar somente depois do Chaves ou Chapolin; redublagem de alguns episódios MAGA, pois a Televisa não enviou o áudio; cancelamento de três episódios por problemas de imagem - os capítulos acabaram indo ao ar depois da manifestação dos fãs; e a censura de uma piada classificada como homofóbica. Ao longo dos meses, alguns desses problemas foram resolvidos, total ou parcialmente. Outros, infelizmente, seguem sem mudanças, como a inversão de esquetes.

Durante o ano, o canal também surpreendeu ao conseguir adquirir cinco episódios perdidos mundiais que eram exibidos apenas no SBT: "Um festival de vizinhos", "Dr. Chapatin e o contrabando/Com essas pulgas não se brinca de pula-pula", "Errar é humano", "Muitas marteladas - parte 2" e "Ser pintor é uma questão de talento". Os dois primeiros já foram ao ar e o terceiro será exibido na terça.
Imagem
Chaves, Chapolin e os personagens de Roberto Gómez Bolaños ganharam a avenida no Carnaval de São Paulo. Chespirito foi homenageado pela escola Unidos de Vila Maria, que desfilou o enredo “Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o principio! Não contavam com minha astúcia! Arriba Bolanõs, Arriba Vila, Arriba Mexico”, fazendo um passeio pela história e cultura do México tendo o criador das séries como guia. Em um show de cor e alegria, a agremiação encantou o público, no que foi a primeira grande homenagem do gênero às séries na maior festa brasileira. Na apuração dos resultados, no entanto, a Vila Maria ficou apenas em nono lugar.
Imagem
Mais uma vez, atores da série estiveram no Brasil para eventos e apresentações aos fãs. Em julho, Ana de la Macorra, a Paty, esteve no Rio de Janeiro, para o Geek & Game Rio Festival, e em São Paulo, para o World Pop Festival. A cidade maravilhosa recebeu ainda Edgar Vivar, o Sr. Barriga, que esteve em painel com a Paty. E em agosto, foi a vez de Carlos Villagrán, o Kiko, que passou pelo Geek City, em Curitiba. Quem também passou por aqui foram Esteban e Miguel Valdés, filho e neto do Seu Madruga, que gravaram com fãs em São Paulo para um documentário sobre Ramón Valdés, e também participaram do The Noite com Danilo Gentili.
Imagem
2018 foi mais um ano de várias despedidas no meio CH. Em 28 de fevereiro, faleceu Rogélio Guerra, veterano ator mexicano que participou da segunda versão de "Um astro cai na vila", em 1986. Em 16 de abril, morreu Paulo Barboza, radialista e apresentador de TV que, em agosto de 1984, conduziu o TV Powww! nos dias das estreias de Chaves e Chapolin no SBT. Em 27 de agosto, quem nos deixou foi José Parisi Jr., que dublou o Godinez no Programa Chespirito quando a série estava na CNT. E em 10 de novembro, faleceu Gessy Fonseca, a mais antiga dubladora do Brasil e voz da Dona Edwiges.
Imagem
Esse foi também um ano de fim de mais mistérios CH. A partir de uma entrevista da atriz Maribel Fernández (Glória), descobrimos quem interpretou a Paty na versão de 1972 das novas vizinhas: a atriz e diretora Patty Juárez, falecida em 1997. Além disso, graças à pesquisa do usuário luispancada, foram enfim encontradas imagens do dublador Potiguara Lopes, primeira voz do Professor Girafales na MAGA. Até então, não tínhamos nenhum registro de imagem dele.
Imagem
Durante o ano, foram lançados e anunciados mais diversos produtos com as marcas e figuras dos personagens de Chespirito. A Iron Studios colocou à venda art scales do Quico, Senhor Barriga e Seu Madruga. Durante a CCXP, também foi divulgada uma nova peça do Chapolin Colorado. A Funko anunciou que vai lançar Pops! oficiais do Chaves e Chapolin. Brinquedos do Chaves foram brindes dos kits infantis do Habib's e Ragazzo. E a Dupé lançou uma sandália do Chaves e Chapolin.

2018 teve ainda mais: a Move Concerts, o SBT e o Grupo Chespirito anunciaram o projeto de um musical em homenagem a Chespirito, que deve estar nos teatros em 2019 - a iniciativa tem o apoio e consultoria do Fórum Chaves. Edgar Vivar participou da novela "La jefa del campeón", do canal Las Estrellas, da Televisa. No Chile, a atriz Florinda Meza voltou ao cinema depois de mais de 30 anos. Maria Antonieta de las Nieves seguiu se apresentando como Chiquinha, mas ainda enfrentando muitos problemas de saúde. A atriz também lançou no Paraguai um livro contra o abuso infantil. No México, está avançando o projeto de uma biosérie sobre Chespirito. No SBT, Chaves continua em exibição diariamente, agora dentro do Bom Dia & Cia, bem como em outros horários aos sábados e domingos.
Esses usuários curtiram o post de Fórum Chaves (total: 2):
JacintoLuciano Junior

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6033
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Príncipe da Condessa » 30 Dez 2018, 11:40

Eu acho que a maior descoberta desse ano, foram as imagens encontradas do Potiguara.
Imagem

Avatar do usuário
Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Mensagens: 8329
Registrado em: 20 Jan 2013, 19:07
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Localização: Melo, Cerro Largo, Uruguay.
Curtiu: 749 vezes
Curtiram: 635 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Chavo Arachán » 30 Dez 2018, 12:06

Este año fue sensacional, ainda mais con la exhibición de episodios inéditos de Chaves e Chapolin clássico no Multishow.

Esperemos que el año que viene sea igual que este.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Avatar do usuário
ClebersonP
Membro
Membro
Mensagens: 17611
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Barretos
Curtiu: 143 vezes
Curtiram: 522 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por ClebersonP » 30 Dez 2018, 12:16

Acho que 2018 tenha sido talvez o ano mais movimentado de CH no Brasil

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por IgorBorgesCH » 30 Dez 2018, 13:02

2018 em CH foi demais. Multishow mitou! :reverencia:
Fórum Chaves escreveu:Entre os inéditos, histórias marcantes como "Marreta biônica calibre 45" e "Branca de Neve e os sete Tchuim Tchuim Tchum Claim - parte 3".
Calibre 45 marcante? Não queria se referir a "A lei da Marreta Biônica", de 1975?
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Catafractário
Membro
Membro
Mensagens: 729
Registrado em: 28 Fev 2017, 02:20
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grenoble Foot 38
Localização: Selva de Concreto
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 108 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Catafractário » 30 Dez 2018, 13:22

Se 2018 foi movimentado, 2019 pode ser um ano ainda melhor. Potencial tem, basta haver vontade (e iniciativa, obviamente).
Editado pela última vez por Catafractário em 30 Dez 2018, 13:28, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Riddle Snowcraft » 30 Dez 2018, 13:26

Muito bom texto. Não esperava ver um parágrafo inteiro dedicado aos problemas denunciados na exibição do Multishow. Foi uma forma bem agradável de quebrar a cara.

Que 2019 venha com Programa Chespirito e o fim de todos os erros restantes.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por CHarritO » 30 Dez 2018, 14:41

2018 foi um excelente ano graças a Multishow, que passei a voltar a assistir os episódios de Chaves e Chapolin na TV ou pela internet. E ainda na ordem cronológica!!!

Espero que em 2019 seja melhor ainda... quem sabe com as séries do Chespirito nas décadas de 80 à 90 e quem sabe (sonhando alto) até Supergênios da Mesa Quadrada.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2676 vezes
Curtiram: 990 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Bugiga » 30 Dez 2018, 15:51

Fórum Chaves escreveu:Mas nem tudo foram flores: houve uma série de reclamações por problemas nas exibições e no trabalho final: abafamento do áudio, mixagem ruim do som, excesso e/ou repetição de BGMs e risadas muito altas, que dificultaram a experiência nas primeiras fases. Houve, também, a inversão de esquetes - quadros do Dr. Chapatin e outros personagens vão ao ar somente depois do Chaves ou Chapolin; redublagem de alguns episódios MAGA, pois a Televisa não enviou o áudio; cancelamento de três episódios por problemas de imagem - os capítulos acabaram indo ao ar depois da manifestação dos fãs; e a censura de uma piada classificada como homofóbica. Ao longo dos meses, alguns desses problemas foram resolvidos, total ou parcialmente. Outros, infelizmente, seguem sem mudanças, como a inversão de esquetes.
Faltou citar as homenagens do tradutor Berriel a outros envolvidos no projeto, quais sejam: a piada do Major Gouvêa na esquete do exame dos astronautas e o hino do Grêmio em substituição ao do Santos em "Batendo uma Bolinha".

Sei que vão dizer que foram trechos de meio minuto que não afetaram em nada nos episódios etc. e tal, mas foi pensando desse jeito que chegamos naquele festival de patacoadas da versão Gábia. Melhor bater pesado quando as falhas são pequenas do que deixar chegar a um nível catastrófico de novo.

PS: e não venham dizer que foram coisas sem repercussão, pois quase todo o mundo criticou tais modificações nos tópicos aqui do fórum. Não venham querer nivelar a gente com leigaiada de Facebook e Twitter.
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 5):
JF CHOteloJacintoapresentei a pistola chChavo Arachán
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
Tio Trambique
Membro
Membro
Mensagens: 4850
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:22
Programa CH: Chespirito
Localização: Mato Grosso
Curtiu: 55 vezes
Curtiram: 301 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Tio Trambique » 30 Dez 2018, 16:17

Faltou também os bloqueios e strikes, e até mesmo as exclusões de canais como aconteceu com o meu.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Dez 2018, 16:26

Não tenho como citar todos os problemas do mundo num texto que é um resumo do ano. Ainda mais quando alguns problemas são tão mínimos que não interferiram em absolutamente nada nas exibições, como aqueles citados no texto - e só quem ainda enche o saco é a meia dúzia de sempre que não sabe falar de outra coisa.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Barbano
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4183 vezes
Curtiram: 845 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por gusta dos biscoitos » 30 Dez 2018, 16:29

2018 foi foda.
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por JoãoB » 30 Dez 2018, 16:32

Multishow arrasou, trouxe várias novidades. Merece aplausos! :reverencia:

Um dos melhores momentos do ano, pra mim, foi quando a Ana veio a São Paulo. Eu fui, conheci ela e encontrei algumas pessoas do fã-clube lá, aí conheci o pessoal também, foi muito bacana! Nunca vou esquecer esse dia! Aqui a minha foto com a Ana:
Imagem

Neste ano também morreu a esposa do Rubén.

O ano já teria sido muito bom se tivéssemos tido só a exibição do Multishow. Mas teve um monte de boas novidades além disso: a Unidos de Vila Maria no carnaval, o fim de dois mistérios, peça musical começando a ser montada, os atores no Brasil, o início de uma biosérie do Chespirito e de um documentário sobre o Ramón! 2018 foi fantástico!

Que 2019 seja melhor ainda! Feliz Ano Novo pra todos!!!

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4644
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2676 vezes
Curtiram: 990 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por Bugiga » 30 Dez 2018, 16:47

Antonio Felipe escreveu:Não tenho como citar todos os problemas do mundo num texto que é um resumo do ano. Ainda mais quando alguns problemas são tão mínimos que não interferiram em absolutamente nada nas exibições, como aqueles citados no texto - e só quem ainda enche o saco é a meia dúzia de sempre que não sabe falar de outra coisa.
90% que postou no tópico do "Batendo uma Bolinha" criticou a mudança. O Jacinto, por exemplo, faz parte da "meia dúzia de sempre que só enche o saco"? (leia-se: os bodes expiatórios usados por Berriel e Valette para desqualificar todas as críticas que recebem).
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Fórum Chaves
Nascimento: 2009
Falecimento: 2023

Avatar do usuário
V1NT3
Membro
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Set 2017, 18:44
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 3 vezes

Re: RETROSPECTIVA CH - 2018

Mensagem por V1NT3 » 30 Dez 2018, 17:11

Embora as alguns erros no decorrer das exibições, foi a compra das séries pelo Multishow que "removimentou" o Meio CH, que estava parado (não totalmente, é claro). Trazendo um público que não acompanhava, pras telinhas, além de "ressuscitar" vários membros. É claro que eles não acertaram em tudo.. Mais vamos esperar ano que vem, pra sabermos o que vai acontecer.
. Criador do CH PLUS TV
. No meio CH desde 2017

Trancado