Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Antonio Felipe » 02 Set 2015, 00:00

Em um 2 de setembro, há exatamente 92 anos, nascia um dos maiores comediantes de todos os tempos: Ramón Gómez-Valdés Castillo, mais conhecido no mundo todo como Don Ramón ou, no Brasil, Seu Madruga.

Ramón Valdés nasceu em 2 de setembro de 1923, na cidade do México, filho do agente aduaneiro Rafael Gómez-Valdés Angellini e da dona de casa Guadalupe Castillo, sendo o sétimo dos dez filhos do casal. Quando tinha dois anos, sua família se mudou para Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua.

Imagem

Seus irmãos Germán Valdés "Tin Tan", Manuel "El Loco" Valdés e Antonio "Ratón" iniciaram carreira artística no cinema em meados da década de 1940. Não demorou muito para que Ramón seguisse o mesmo caminho. Antes de ser ator, no entanto, Ramón fazia outros tipos de trabalho no México, atuando no ramo dos transportes, levando frutas para vários lugares do país. Ramón ainda teve sua própria oficina de aparelhos eletrônicos e vendeu moles e consomes. Sua estreia nas telas foi em Calabacitas tiernas (¡Ay qué bonitas piernas!), de 1949. A produção, dirigida por Gilberto Martínez Solares, foi protagonizada por Tin Tan. Ramón faz uma breve participação como o personagem Willy. Ao longo dos anos seguintes, Valdés empilharia participações em filmes mexicanos, vários deles com seus irmãos Tin Tan e El Loco, como Soy Charro de Levita (1949), El Rey del Barrio (1950) e Fuerte, Audaz y Valiente (1963).

Em 1962, participou do filme En Peligro de Muerte, com Viruta e Capulina. Roberto Gómez Bolaños era um dos roteiristas da película. Em 1969, Ramón começa a atuar também na televisão, agora ao lado de Chespirito, que foi pessoalmente convidá-lo para ser um dos integrantes do quadro Os Supergenios da Mesa Quadrada, no programa Sábados de la Fortuna. O personagem de Valdés era o Ingeniebrio Ramón Valdés Atirado Al Lanis. Com o sucesso do quadro, Chespirito ganha seu programa próprio e passa a apresentar outros tipos de esquetes e personagens. Ramón faz participações em vários quadros, inclusive do Chapolin Colorado, que surgiria dentro de Chespirito, em 1970.

Pouco depois, em 1972, Ramón participa do primeiro quadro do personagem que daria origem à série que projetou-lhe para todo o mundo: Chaves. Nesta primeira aparição, Ramón era um vendedor de balões que passava por incômodos causados pelo menino interpretado por Chespirito. O quadro foi um sucesso e começou a ganhar mais oportunidades na tela. Nascia então, em 1972, El Chavo del Ocho e, com ele, o Seu Madruga. O personagem, no começo, vivia no apartamento 14, onde moraria posteriormente Dona Florinda. Com o Madruga, vivia a filha Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves. Logo depois, vão surgindo outros personagens. Ramón muda para o 72 e ali permanece até o final. E em 1973, Chaves e Chapolin transformam-se em séries independentes, partindo para um sucesso sem precedentes.

Em Chaves, Seu Madruga transforma-se em uma espécie de núcleo do programa, como disse certa vez Carlos Villagrán. Quase todos os personagens tinham um envolvimento direto em suas ações nos roteiros: Dona Florinda lhe batia, Quico lhe chamava de "gentalha", Dona Clotilde era apaixonada por ele, Chiquinha era sua filha, Senhor Barriga vinha lhe cobrar o aluguel e o Chaves provocava grandes confusões envolvendo Ramón. Chespirito soube aproveitar muito bem o carisma do personagem e a ótima interpretação de Valdés, alçando-o a fio condutor das principais histórias da série. Já em Chapolin, suas interpretações eram variadas: foi desde personagens como Seu Mundinho, Cyrano de Bérgèrac e heroi Super Sam, inspirado no Superman, até vilões marcantes como Alma Negra, Tripa Seca e Racha Cuca. Por algum tempo, foi também um dos ladrões do esquete Los Caquitos, o Peterete, companheiro de roubos do Chompiras (papel de Bolaños).

Chaves e Chapolin transformam-se em grandes êxitos da comédia e Ramón é um dos mais beneficiados, tornando-se uma das estrelas das séries. O Seu Madruga ganha cada vez mais destaque dentro dos seriados e Valdés ganha tanto reconhecimento quanto seu irmão, Gérman "Tin Tan". No cinema, suas atuações são ocasionais. Durante o tempo em que atuou nas séries, fez poucos filmes, entre eles, "El Profe", protagonizado por Cantinflas.

Em 1978, os seriados sofrem um grande revés com a saída de Carlos Villagrán. O intérprete do Kiko partiu para carreira solo na Venezuela e deixou um significativo vazio, uma vez que era um personagens de maior destaque, ao lado do próprio Ramón Valdés. No ano seguinte, mais um revés: depois de participar de "El Chanfle", o próprio Ramón decide sair. Informações dão conta de que sua saída foi motivada pela interferência excessiva de Florinda Meza na produção. Valdés começa a percorrer o México com um circo. Dois anos depois, voltou a atuar com Chespirito, interpretando mais uma vez o Seu Madruga e outros personagens. Mas seu retorno foi curto e no final do mesmo ano, ele deixava o elenco de Bolaños definitivamente.

Durante a década de 1980, seguiu percorrendo o México e outros países com seu circo. Por algum tempo, trabalhou com Carlos Villagrán nas séries Federrico e ¡Ah, que Kiko!. No mesmo período, descobriu que tinha um câncer. A doença não lhe impediu de trabalhar por alguns anos, mas em 1988, não tinha mais como lutar. Em 9 de agosto, veio a falecer após uma parada cardiorrespiratória, aos 64 anos.

Pessoalmente, Ramón Valdés era uma figura muito simples. Vestia-se do mesmo jeito que nas séries, com roupas modestas. Diz-se que trajes mais refinados lhe incomodavam. Torcedor fanático do Necaxa, também era um aficionado por carpintaria, de acordo com seu filho Esteban, que contou que Ramón fabricava os móveis da própria casa. O ator casou-se três vezes e teve dez filhos e muitos netos. Era querido por todos os atores de Chaves, tendo uma amizade especial principalmente com Edgar Vivar, Angelines Fernández, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán. Seu corpo está sepultado no Mausoleo del Ángel, em Cidade do México.

Ramón Valdés, se ainda estivesse de corpo presente, hoje completaria 92 anos de vida. No entanto, ele segue vivo para todos os milhões de fãs latinoamericanos que se divertem todos os dias com Seu Madruga e os demais personagens de Valdés. Fazer rir era mais do que seu ofício: era a forma como levava a vida. Com sua arte, fez gerações inteiras sorrirem. E neste dia, só temos a agradecer por tudo o que ele deu à América Latina e, por que não?, ao mundo todo também: obrigado, Ramón Valdés!
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23542
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 285 vezes
Curtiram: 1978 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Homessa » 02 Set 2015, 00:33

Acordei pensando isso hoje.Nunca me esqueço da data de nascimento,nem de morte dele.Pra mim,ele foi o maior de todos.Chaplin,pode ter sido o mais completo.Chespirito foi um gênio.Mas,se formos falar de mais engraçado,digo que Ramon Valdes foi o mestre.Que siga descansando em paz,quem sabe a gente se encontre um dia.

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 02 Set 2015, 22:46

Como seria se ele estivesse vivo hoje?

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 03 Set 2015, 03:27

Um incessante fumante esquelético esperando agonizadamente para morrer.
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23542
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 285 vezes
Curtiram: 1978 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Homessa » 03 Set 2015, 19:28

Meça suas palavras,parça!

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por BrendaMarzipan » 03 Set 2015, 19:41

Mão de Tinta escreveu:Um incessante fumante esquelético esperando agonizadamente para morrer.
Primeiro que pra estar vivo hoje em dia ele não poderia ser um "fumante incessante". É uma incongruência.

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 03 Set 2015, 23:03

Ramón é que nem o Rúbem, não consegue ficar de boa sem fumar um charuto por dia. Já com o Ramón ele fumava muito cigarro, tanto que aliás ele era o único funcionário da Televisa que podia fumar dentro da emissora. Não é incongruente, a não ser que esteja falando de outro Ramón Valdés.

Que descanse em paz!
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23542
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 285 vezes
Curtiram: 1978 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Homessa » 03 Set 2015, 23:15

Acho que essa história de "único que podia fumar na emissora" é caô.O que dizer de Angelines Fernandez acendendo um cigarro em sua casa no episódio "Roupa suja..."?E o Roberto,não podia?Acho que ele teria mais moral na emissora.

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8360
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 497 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 03 Set 2015, 23:56

Já ouviu falar de cigarro cenográfico?
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23542
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 285 vezes
Curtiram: 1978 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Homessa » 04 Set 2015, 00:07

Fala da Angelines?Que sentido teria fumar um cigarro cenográfico às escondidas?Pra mim ,está bem claro:Ela como fumante inveterada,teve vontade de fumar,e fora de cena acendeu um cigarro.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Barbano » 04 Set 2015, 13:46

Bruce Dubber escreveu:
Mão de Tinta escreveu:Um incessante fumante esquelético esperando agonizadamente para morrer.
Primeiro que pra estar vivo hoje em dia ele não poderia ser um "fumante incessante". É uma incongruência.
Fumar aumenta muito os riscos de desenvolver uma doença, já que fode com teu corpo. Mas tem sim gente que chega a uma idade avançada mesmo fumando. Vai da sorte...
homessa escreveu:Acho que essa história de "único que podia fumar na emissora" é caô.O que dizer de Angelines Fernandez acendendo um cigarro em sua casa no episódio "Roupa suja..."?E o Roberto,não podia?Acho que ele teria mais moral na emissora.
Tem muito caô mesmo nas histórias que envolvem CH. Tem que filtrar bem o que falam por aí, viu...

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por BrendaMarzipan » 04 Set 2015, 14:10

Barbano escreveu:Fumar aumenta muito os riscos de desenvolver uma doença, já que fode com teu corpo. Mas tem sim gente que chega a uma idade avançada mesmo fumando. Vai da sorte...
Não é sorte. A propensão de uma pessoa à doença varia por fatores, como tempo de fumo, intensidade do consumo, genética, alimentação.

Relatos de que ele fumava até enquanto internado.

E é isso que eu quero dizer, ele não teria como estar vivo até hoje, com seus 92 anos, sendo esse fumante incessante que era nos anos 70 e 80.

Se bem que, pela lógica, se ele tivesse sobrevivido ao câncer, teria mudado seus hábitos. Deduzo.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Barbano » 04 Set 2015, 17:35

Claro que é sorte. Tem nego que fuma a vida toda e acaba morrendo bem velho, de doença que nem é relacionada ao fumo. Raro, mas acontece.

Mas claro que se você leva uma vida saudável as chances de você ter uma boa longevidade são muito maiores.

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por BrendaMarzipan » 04 Set 2015, 17:40

Cara, não existe sorte. Eu até estou meio incrédulo que você esteja falando isso seriamente.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Há 92 anos nascia Ramón Valdés, o Seu Madruga

Mensagem por Barbano » 04 Set 2015, 17:50

Claro que existe sorte. Eu posso atravessar a rua de olhos fechados e não ser atropelado. Sorte. Posso fazer o mesmo e ser atropelado. Azar.

(Sim, não existe como algo de outra dimensão interferindo na tua vida, tirando os carros da rua. Existe como "acaso").

Trancado