Dêem um tempo para o CHAVES!

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Hideki Kondo
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Jul 2015, 22:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 28 vezes

Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Hideki Kondo » 20 Jul 2015, 22:48

Boa noite.

Sou leitor há alguns anos, mas é a primeira vez que resolvo escrever. Sempre fui daqueles que voltava páginas e páginas procurando boas discussões, mas há um certo tempo venho notando algo que tem me incomodado um pouco.

A clara e evidente saturação da franquia como um todo. Acredito que tenha atingido o ápice. Nisto incluo o SBT, que tem um critério repetitivo de seleção de episódios extremamente infeliz e não deixa a série descansar, mas também boa parte dos fãs. Estando de fora, acreditem, é possível ler coisas absurdas e quase inacreditáveis. E a elas credito pura e simplesmente o fato de os próprios fãs não tomarem o devido cuidado para não se deixar levar pelo exagero.

Chaves não foi feito para ser analisado e pesquisado 24 horas por dia. Exemplos: que tal episódio já passou em tal dia e tal mês, que tal cena foi esquecida, excluída, boicotada, que tal parte foi cortada, tal episódio foi perdido, tal trecho foi dublado com a dublagem X, tal parte dublada com o dublador Y, que a propaganda passou um trecho e a emissora cortou, etc. Isso só para citar o básico, mas não é a parte grave do negócio, é apenas a parte chata. O pior é o que vem depois: as teorias absurdas, a análise fora de contexto das piadas e das situações, o políticamente incorreto, o bullyng ou a homofobia (pasmem) e etc. Isso tudo é fruto da saturação, pois já foi tudo tão explorado, que muitas vezes só restam besteiras para falar e absurdos para "reparar". Isto é praticamente uma automutilação da condição de fã.

Viver o dia dia da série de forma cansativa só faz a pessoa ficar mais crítica e mais enjoada. Você fica chato e começa a reparar em detalhes que não foram feitos para serem percebidos (ou julgados) 40 anos depois. Quando você se aprofunda muito, involuntariamente cria-se uma visão distorcida da coisa. Passa-se a questionar as idéias do criador, você começa a enjoar dos personagens, dos seus bordões, etc. Acreditem. Sei porque leio coisas infames no fórum, que no olhar de outros fãs com mesmo pensamento, passam despercebidos. Bullyng e homofobia conforme eu já citei, são bons exemplos desta distorção a qual me refiro.

Chaves é para ser visto com desapego, sem cobrança. É para assistir de forma moderada, pura e casual. Assistir todos os dias a exaustão te faz deturpar este significado. Desta forma, claro que você já não consegue nem rir mais das piadas, não consegue mais curtir as situações, não consegue mais enxergar o real significado da coisa. Sei porque quando assistia todos os dias sem intervalos, me sentia da mesma forma. Já não ria de coisas que antes achava legais. Mas quando passei meses sem assistir, quando voltei a imagem já era outra. Tudo fluia mais, tudo se renovava e o olhar voltava a ser aquele olhar comum e mais saudável de um mero espectador. Claro que se ligasse todos os dias no SBT pra ver os episódios do restaurante de 1979, ou as trilogias do churros e do sapateiro (exemplos) que repetem a exaustão, também ficaria enjoado. O clássico "nada em excesso faz bem" também se aplica aqui.

SBT, deixe o Chaves descansar na programação. Fãs, deixem o Chaves descansar na cabeça de vocês. Façam isso por alguns meses e percebam a diferença. Isso vale para tudo. Eu precisei ficar anos sem ouvir a minha banda favorita para poder voltar a ter algum prazer escutando as músicas, pois teve uma época que escutei sem parar durante anos seguidos e acabei enjoando.

Descansem o Chavinho. Fica minha sugestão.

Abraços
Editado pela última vez por Hideki Kondo em 14 Mai 2016, 04:23, em um total de 7 vezes.
Esses usuários curtiram o post de Hideki Kondo (total: 11):
Enzitodel8E.RIgorkk33Quase SecaBarbanoWillianchSeu MundinhomiltonnotforyouHelder CHGiovani Chambónalice ☆

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104281
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por E.R » 20 Jul 2015, 23:04

Espero que não fechem esse tópico.

Concordo que tá saturado demais !

Queria que voltasse o Chapolin, pois o Chapolin ainda tem material inédito pra passar !

:joinha:
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 2):
Enzitodel8Hideki Kondo
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Enzitodel8
Membro
Membro
Mensagens: 2205
Registrado em: 18 Jun 2014, 17:56
Programa CH: Chaves
Curtiu: 625 vezes
Curtiram: 182 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Enzitodel8 » 20 Jul 2015, 23:07

O pior é que tudo isso é verdade.

Hoje em dia, não vejo Chaves como antes. Considero uma das grandes inspirações em minha vida, mas não assisto todo o dia e toda a hora, não falo 24 horas só sobre ele como antigamente e nem debato muito sobre CH aqui no Fórum, como percebem os outros users. Meu contato regular com CH são os sites, os vídeos (que vejo de vez em quando), o fórum e o meu blog. Ainda compartilho coisas sobre CH, mas quem me conhece sabe que isso é normal de mim.
Hoje em dia, não sou 100% CH. No máximo, 99%.
Brincadeira...

Vendo por esse ângulo, se o SBT deixar o seriado descansar TOTALMENTE de sua programação, não me incomodaria tanto. No início, já falaria: "que merda" e postaria algumas coisas no Blog. Mas, depois, o fato é esquecido, e RGB e suas obras serão admiradas por mim de qualquer jeito. O que ainda não entra na minha cabeça, é essa injustiça que cometem com Chapolin. Um programa um pouco mais dinâmico e diversificado que Chaves, e num patamar humorístico maior, é totalmente descartado pela emissora e seus diretores de programação.

Fora isso, CH não entra 100% na minha vida. Talvez 50 ou 55%.
Mas, ainda admirarei sempre.
Esses usuários curtiram o post de Enzitodel8 (total: 2):
E.RHideki Kondo
Imagem

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Antonio Felipe » 20 Jul 2015, 23:13

Hideki, acho que teu tópico levanta pontos interessantes. Permita-me discordar de alguns:

Chaves é um fenômeno cultural latino-americano. Mais de 40 anos fazendo sucesso no continente, não é pouca coisa. É uma série muito rica em minúcias, em detalhes que só deixam a experiência mais interessante - por exemplo, as referências históricas originais, as citações a grandes clássicos do cinema, os jogos de palavras... Fora a própria análise possível de fazer do ponto de vista teórico - e há vários estudos bem interessantes sobre Chaves.

Outros detalhes como as estatísticas das exibições, os episódios perdidos, fazem parte desse universo. Se não fossem as pessoas que anotam esses episódios, como saberíamos, por exemplo, lá em 2012, que "Os Refrescos do Chaves" (1974) voltou a ser exibido depois de 28 anos sem uma única transmissão? Ou então como verificar claramente que o SBT deixou de exibir mais de 50 episódios semelhantes a partir de 2012 e 2013, voltando a exibi-los somente no ano passado - e contribuindo para a saturação da série?

São coisas que interessam muito mais aos fãs interessados nesse lado. Não há porque condenar ou criticar alguém por isso. São pessoas que gostam dessas minúcias. A partir delas, por exemplo, fiz um texto muito amplo sobre os episódios perdidos do Chaves: https://medium.com/@antonio_felipe/o-mi ... b9bc0c280b

O trabalho de fãs como Gui Leão, Matheus Rolim, Cassio Ferreira, entre outros, só nessa parte de episódios perdidos, ajudou a gente a traçar exatamente como foram boa parte das exibições de Chaves - e ainda descobrir muito mais episódios do que imaginávamos. É um trabalho louvável.

Sobre a análise das piadas, eu acho que não cabe julgá-las com os olhos de hoje - e já falei isso aqui. É complicado analisar com os olhos de hoje algo que no passado não soava isso ou aquilo. No entanto, a análise em si, de outros prismas, revela alguns detalhes legais - para quem quer saber mais, é claro. Esses dias me passaram o link de um trabalho de mestrado muito interessante: https://mestrado.fic.ufg.br/up/76/o/Dis ... ardoso.pdf

A mim também me desagradam certas coisas que leio aqui. Pessoal falando que odeia tal episódio, às vezes de uma maneira tão besta... Eu tenho episódios que desgosto - como qualquer um que curte uma série deve ter, como alguns de 1979. Mas sigo assistindo porque gosto da série como um todo.

E apesar de gostar tanto dessas minúcias, de sempre procurar ir a fundo nessas coisas interessantes de detalhes, eu não deixo de gostar da série. Assisto sempre que posso e continuo rindo das piadas. Acho massa quando em várias vezes tento completar o que os outros personagens estão dizendo.

Acho que nem todos aqui precisam "dar um tempo" na série. Sim, talvez olhá-la sem um tamanho senso crítico - mas mantendo sempre o olhar ingênuo sobre aquilo que estão vendo. A simplicidade de cada episódio - ao mesmo tempo que alguns são tão engenhosos nas suas piadas e roteiros.

Buscar mais informações, ir a fundo nas séries pode enriquecer a experiência. E levantar dados e a história delas ajuda não apenas a entendermos as engrenagens de certas coisas da própria história de CH, como também a descobrir mais detalhes que tornam CH um universo tão especial.
Editado pela última vez por Igorkk33 em 21 Jul 2015, 11:28, em um total de 1 vez.
Razão: Corrigir link.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 8):
E.REnzitodel8Hideki KondoFellipeBugigaBarbanoIgorkk33miltonnotforyou
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104281
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por E.R » 20 Jul 2015, 23:15

Esse ano vi pouquíssimas vezes no SBT, só quando passaram as novidades e um episódio ou outro.

No começo do ano, quando tinha expectativa de que o SBT exibisse as duas novidades que restam (que agora acredito que não passar mais) : Como pegar um touro a unha e Madruguinha versão 2.

Então, ligava a TV perto do horário de começar, deixava o som da TV no mundo e ficava na internet ouvindo música ou vendo vídeo no Youtube e ficava esperando eles passarem.

Já faz uns meses que desisti !

O Chapolin foi aquela facada nas costas dos fãs que o SBT deu, de, em fevereiro, começar a reprisar episódios que tinham sido exibidos em janeiro e de não ter passado nenhuma novidade, nem mesmo episódios que passaram no Cartoon ou na internet pelo próprio SBT.

SBT fez umas cagadas como a de ter ficado muito tempo reprisando só episódios com dublagem Rio Sound no sábado. Foi bem enjoativo !
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 2):
Hideki KondoEnzitodel8
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66589
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 522 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por CHarritO » 20 Jul 2015, 23:16

Chaves hoje, Chaves amanhã e Chaves p/ sempre! ;)

Mas poderia incluir junto o Polegar Vermelho neste horário.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 20 Jul 2015, 23:21

Tenho que concordar que você criou um ótimo tópico.

Eu nunca desisti de assistir Chaves, mas acho que as outras series de Chespirito tem coisa melhor pra passar por que Chaves já está saturado demais.

Se pelo menos o SBT parasse de fazer suspense para exibir os episódios PMs.
Esses usuários curtiram o post de Dona Florinda cheirando cola (total: 2):
Enzitodel8E.R

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Fellipe » 20 Jul 2015, 23:25

Vamos lá.

Acho que você não sabe o que significa ser fã de alguma coisa. A gente não pode controlar quando a gente gosta tanto de uma coisa que a gente só quer conhecer mais e mais sobre isso. É o que acontece com nós que somos fãs. A gente não se contenta em assistir ocasionalmente e rir dos mesmos episódios comuns. Chespirito criou seu próprio universo, com diversas séries e personagens, e o que tem de mal em pesquisar e debater sobre isso?

Não vou discordar de você que há mesmo uma saturação por parte de alguns usuários. Confesso que também não vejo muito sentido em anotar todas as exibições da série, apesar de ser algo interessante, principalmente quando se trata de algum episódio perdido ou semelhante que foi exibido de repente. Também não discordo que se aprofundar no universo da série faz a experiência de assisti-la se tornar algo mais "sério", mas ainda assim é interessante.

Se não fosse por essas pesquisas, por esse processo de aprofundamento, passaríamos anos sem saber o verdadeiro significado de certas piadas, sem sabermos mais sobre os magníficos dubladores dessa série, talvez passaríamos o tempo todo sem conhecer os episódios perdidos e semelhantes que não tinham sido estreados até 2012. Acredito que muito do que mudou na experiência de assistir Chaves pelo SBT foi graças à nós, fãs, por esses mínimos detalhes, que nos fizeram descobrir novas coisas, e assim "lutar" para que essas raridades fossem ao ar. E pasme, ainda não temos toda a série completa no ar! Isso é inacreditável, cara. Você também falou dos cortes, algo que pra mim é deveras importante apontar em muitos casos, pois algumas piadas até perdem o sentido por causa desses cortes.

Achar que Chaves é algo pra ser visto sem desapego é apenas uma opinião sua, só. Pra nós que somos fãs, a série é um universo, algo extremamente interessante e bacana de ser debatido. Não vou dizer que discordo totalmente de você que é chato tentar achar significados "políticos" para certas piadas, e que faz muito bem mesmo deixar de assistir a série por algum tempo, pra poder voltar a rir no futuro. Assistir a série de forma casual é realmente algo gostoso, mas deixar de discutir sobre ela não dá. Somos fãs. Muito fãs. E enquanto ainda tiver algo pra ser descoberto, iremos falar sobre. Se não gosta, é só parar de acompanhar o fórum. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Fellipe (total: 2):
Hideki KondoTiago

Hideki Kondo
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Jul 2015, 22:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 28 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Hideki Kondo » 20 Jul 2015, 23:26

edit:
Editado pela última vez por Hideki Kondo em 14 Mai 2016, 04:45, em um total de 4 vezes.
Esses usuários curtiram o post de Hideki Kondo (total: 3):
E.REnzitodel8Igorkk33

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por BrendaMarzipan » 20 Jul 2015, 23:26

Essa ideia de que as séries são intocáveis simplesmente por serem humorísticas simplesmente não me convence, principalmente pelo fato de Chaves ser uma série que, tem como grande público, o infantil. É legítimo expôr e criticar os "podres" do seriado. Na verdade, se há alguém que deve fazer esse tipo de coisa, somos nós, fãs, e não colunistas arrogantes de jornais pouco conhecidos. Você torce para algum time de futebol, Hideki? Sabe que os torcedores são os primeiros a fazer críticas pesadas ao time que torcem e xingam, mas quando alguém que torce pra outro time faz o mesmo com ele, daí não aguentam. Há bullying em Chaves sim, e há homofobia em Chaves também, queira você ou não. E é melhor que nós reconheçamos isso para que possamos devidamente "ignorar", se é que essa palavra é a mais adequada. O que faz Chaves (as séries CH em geral) ser tão popular e amado não é isso, nem nada relacionado a isso, então não há motivo que justifique tanto esforço para tentar desmentir algo que, não iria, de maneira alguma, nos fazer parar de gostar de Chaves.

Sobre o Marques: ele tinha algumas opiniões que eram, minimizando ao máximo, diferentes, mas acho muito deselegante da sua parte falar tão grosseiramente sobre sua pessoa, visto que não o conhece pessoalmente e não tem metade da relevância que ele teve como usuário.

Com todo o respeito, você não me causou uma boa primeira impressão.
Esses usuários curtiram o post de BrendaMarzipan (total: 2):
Enzitodel8Willianch

Avatar do usuário
Leandro Boutsen
Membro
Membro
Mensagens: 8483
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 135 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Leandro Boutsen » 20 Jul 2015, 23:38

Hideki Kondo escreveu: Para finalizar: Marquês de Sade, você não é cult, sua visão é distorcida e deturpada, você não é tão inteligente como imagina ser e seus textos são os piores e mais sem noção do fórum.
Já gostei de você. :ponder:

Hideki Kondo
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 20 Jul 2015, 22:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 28 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Hideki Kondo » 20 Jul 2015, 23:42

edit:
Editado pela última vez por Hideki Kondo em 14 Mai 2016, 03:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Rafinha » 20 Jul 2015, 23:49

Se você não gosta ou tá enjoado de um programa, você desliga a TV ou troca de canal.

Pro SBT o que importa é a audiência. E como Chaves dá, eles vão seguir reprisando por tempo indeterminado.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 20 Jul 2015, 23:53

É que as pessoas só falam em Chaves, ai as outras séries ficam esquecidas.
Esses usuários curtiram o post de Dona Florinda cheirando cola (total: 1):
E.R

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104281
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4941 vezes
Curtiram: 1908 vezes

Re: Dêem um tempo para o CHAVES!

Mensagem por E.R » 21 Jul 2015, 00:02

Eu queria ver o pessoal fazendo vídeos na internet para o Chapolin voltar. Mas pra voltar com uma exibição decente, voltando com os episódios que ainda não foram exibidos (com dublagem MAGA) e mais os episódios com sagas que não foram exibidos esse ano.

Pessoal tá muito cético achando que se o Chapolin voltar, a exibição vai ser a mesma porcaria de fevereiro.

Temos que explicar, com vídeos e textos, como nós, fãs, queremos que Chapolin seja exibido. Deixar isso bem claro pra qualquer leigo.

Pessoal aqui e no fã-clube tá mais velho, trabalhando e sem tempo.

Essa história que o Chapolin não dá ibope é mentira. Quando a série tem exibições decentes, ela vai bem, sim.
Imagem
Imagem

Trancado