Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios

Gibis Internacionais

gibi-internacional5gibi-internacional8

Com apenas pouco menos de um ano de exibição, em 1973, as séries Chaves e Chapolin já eram um grande sucesso na Televisa. Com isso, Chespirito resolveu investir em outras coisas sobre as séries.

gibi-internacional1

Eram lançados então em novembro de 1973, as revistas em quadrinhos de Chaves e Chapolin, que recebiam igualmente os mesmos nomes dos seriados, ”El Chavo del Ocho” e ”El Chapulín Colorado”. Além de histórias de Chaves e Chapolin, traziam histórias dos outros personagens de Chespirito, como o Dr.Chapatín, os ladrões Chompiras e Peterete (”Los Caquitos”) e até mesmo os maluquinhos Chaparrón Bonaparte e Lucas Tãneda (”Los Chifladitos”). Entretanto, este último teve seu nome modificado nas revistas em quadrinhos, se chamando ”Los Locos” (traduzido, seria ”Os loucos”).

gibi-internacional3

Os gibis foram um sucesso, durando de 1973 a mais ou menos 1983 ou 1984 (seu ano correto de finalização ainda é desconhecido). Tiveram os roteiros de Chespirito até 1975, quando foi substituído por seu irmão, Horácio Gómez Bolaños.Vale ressaltar também que os quadrinhos tiveram como ilustradores Alvaro Macias Rodríguez, Carlos Gómez, José Carlos Hernández Rodríguez, Porfirio Tehuitzil e Raúl Macias.

gibi-internacional7

Muitas histórias dos seriados tiveram uma versão também nos quadrinhos, e graças a isso se encontram suspeitas de certos episódios mundialmente perdidos, como por exemplo versões de 1973 e 1974 dos episódios ”História de uma velha mina abandonada datada do século XVII e que está a ponto de desmoronar”, de Chapolin e ”A venda da vila”, de Chaves, respectivamente. Isto porque o roteiro do primeiro aparece em um dos gibis de Chapolin lançado em início de 1974 já do segundo no início de 1975, e consta somente como crianças com Chaves e Quico, sendo que ambos os dois episódios só tiveram versões conhecidas em 1976 (o último com duas partes, inclusive).

gibi-internacional2

gibi-internacional4

gibi-internacional6

Infelizmente, hoje em dia estas revistas em quadrinhos são difíceis de serem encontradas, sendo um item muito raro na coleção de qualquer fã das séries.

Nos anos 90, a Chimoltrúfia também ganhou seu próprio gibi, lançado pelo Editorial Pregón:

gibi-chimoltrufia

Os personagens de Chespirito também viraram gibi em outros países, como Argentina:

gibi-argentina

E Venezuela:

gibi-venezuela

Seção por: Matheus Rolim