Botijão
Intérprete: Edgar Vivar
Nome completo: Gordón Botija y Aguado
Caracterização: Maquiagem natural e barba crescida de 3 dias.
Vestuário: Utiliza um gorro jeans com viseira curta, de cor azul. Traz uma camisa preta de mangas longas, calças pretas e tênis brancos e gastos.
Personalidade: É um homem gordo, que trabalha pouco e se aproveita do esforço dos demais. Manipula sempre que pode e com grande habilidade aqueles que estão ao seu redor, com a prepotência que merecem os de baixo e o ladino servilismo que dá mérito aos de cima.
Contudo, é um homem bom que se propõe viver sob o marco da lei e da ordem social, depois de ter sido em outro tempo um delinquente. Sobrevive honestamente tratando de apagar seu passado de “ladrãozinho de rua”.
Desenvolvimento: Outras versões do personagem apareceram também na série Chapolin, como no episódio “Dando um fim no Chapolin“, do ano de 1973, em que era um malfeitor.
No segundo período do programa Chespirito, iniciado em 1980, formava com Chaveco uma dupla de ladrões. O personagem apresentaria características similares às de Peterete, tornando-se seu substituto. No ano de 1987, ocorrem significativas mudanças no quadro estrelado por ambos. Chaveco e Botijão decidem abandonar a vida de crimes e tornam-se pessoas decentes.
Texto: Arkantos